Dionísia Gonçalves Pinto Lisboa ou Nísia Floresta Brasileira Augusta (1810 – 1885) foi uma mulher potiguar, nordestina, brasileira e do mundo, que nem a morte e nem o tempo conseguiram que fosse esquecida. Ela mudou o modo como as mulheres eram vistas na sua época e contribuiu para moldar as lutas de vários grupos sociais até os dias atuais. O seu envolvimento com causas sociais como: a educação das mulheres, a abolição da escravatura e a defesa dos indígenas, lhe conferiu a imagem de primeira mulher intelectual brasileira, uma verdadeira pioneira nas questões voltadas às injustiças sociais. Escreveu mais de 15 livros, entre eles: Direito das mulheres e injustiça dos homens, A lágrima de um Caeté, Opúsculo humanitário e Páginas de uma vida obscura. Todos estes livros dedicados a temas de cunho social.
Neste livro, oa autor apresenta aspectos da vida, da obra e dos legados deixados na atualidade por essa grande mulher brasileira, utilizando um dos gêneros poéticos e literários mais importantes do nosso país: a literatura de cordel, que em 2018 recebeu o honroso status de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. O livro é composto a partir de xilogravuras de Jefferson Campos e ilustrações do designer gráfico Rafael Campos. Com rima, métrica e oração, utilizando as chamadas estrofes de sete versos ou setilhas, apresentamos de maneira prazerosa e de fácil leitura, como Nísia Floresta participou ativamente da construção dos saberes da sua época, dialogando com os mais notáveis intelectuais, tornando-se uma pensadora original e engajada nas causas humanitárias.
Quase 150 anos após a sua morte, a sua obra ainda permanece atual, sendo objeto de estudo, inspiração e referência para poetas, pesquisadores, ativistas e feministas. Sem dúvida, Nísia Floresta foi uma mulher forte, resistente, lutadora, com um olhar diferenciado sobre a realidade; sensibilidade aguçada e defensora de uma perspectiva progressista e humanista do mundo.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade